Alter do Chão

O que fazer
Alter do Chão

Alter do Chão - Santarém - Foto: Fernando Sette

Localizada às margens do rio Tapajós que, no período da vazante, quando o rio chega a baixar dez metros, revela uma das mais belas praias brasileiras, de águas doces transparentes e areia branca, cercada pela floresta e pela magia de seus antigos habitantes. A natureza impressiona: o lago verde, a floresta alagada, os botos; e também abriga um rico patrimônio da cultura viva, como a centenária Festa do Saíre ou Çaire, que mistura elementos religiosos e profanos. Dispõe de bons equipamentos e serviços turísticos.

Como Chegar
Localizada na margem direita do Tapajós, distante cerca de 38 km de Santarém, por estrada pavimentada (PA-457) com duração de aproximadamente 40 minutos de carro particular ou táxi; outra opção seria de barco que dura em média de 3 horas pelo o rio Tapajós.

Melhor época para visitar
No verão amazônico, de agosto a dezembro, quando as águas do rio baixam, formando bancos de areia e praias, e a temperatura é amena.

O que fazer

Contemplação da paisagem, banho de sol e rio, passeios de barco pelo lago verde, floresta alagada e trilhas até a serra da Piraoca, localizada na ilha do amor e a piracaia, que é uma espécie de luau amazônico. É possível também praticar cicloturismo, kitesurf, stand uppadle, canoagem, mergulho autônomo turístico, atividades com equipamentos náuticos e safári fotográfico.

O que comprar
Existem várias lojinhas de artesanato na vila de Alter do Chão, onde é possível comprar produtos artesanais manufaturados com materiais da própria região como palhas, cipós, madeiras entre outros.

Região (Polo): 
Cidade: 

Localização

Mais