Comunidade tradicional de Anã

O que fazer
Comunidade tradicional de Anã

Tradicionalmente ocupada por 96 famílias de origem indígena, a comunidade de Anã esta localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapuins, a margem do rio Arapuins, a cerca de quatro horas de navegação da cidade de Santarém e da vila de Alter do Chão.
Na comunidade não existe fornecimento de energia elétrica, mas alguns moradores utilizam geradores particulares. O abastecimento de água funciona através de um micro sistema acionado a diesel que atende a maioria das famílias.

Hospedagem
Hospedaria Paraíso do Anã
A hospedaria Paraíso do Anã é um empreendimento da Associação dos Produtores Rurais de Anã – APRONÃ. A hospedaria recebe hospedes individuais ou grupos, oferecendo alimentação e hospedagem em rede. A capacidade receptiva atual é de no máximo 20 pessoas.

Estrutura
A estrutura é composta por uma área de convivência, uma cozinha, banheiros (masculino e feminino), uma maloca/redário.  As construções são em madeira e alvenaria cobertas de palha. A pousada possui água corrente fornecida pelo poço artesiano da comunidade e dispõe de um sistema solar fotovoltaico que garante iluminação.

Como chegar
O acesso é exclusivamente fluvial com saída de Santarém com duração de 4 horas até a chegada a Vila do Anã.

Melhor época
Durante o verão amazônico, de agosto a dezembro, quando surgem as pontas de praias próprias para banho.

O que fazer
Visitar ao Projeto de Manejo de abelhas nativas sem ferrão, visitar ao Projeto de criação de peixes no lago da comunidade, visitar a comunidade e roda de conversa na casa de comunitários, visitar as comunidades próximas que produzem artesanato em fibra de tucumã, degustar da culinária regional e trilhas.É possível também pescaria no rio ou igarapé e acompanhar um dia de roça.

O que comprar
Existe na comunidade loja de artesanato, onde é possível comprar produtos artesanais derivados da fibra de tucumã. Outra opção é a Cooperativa de turismo e artesanato da floresta – Turiarte, em Santarém.

Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta - Turiarte
Localizada em Santarém, nas dependências do prédio Projeto Saude & Alegria, a TURIARTE é constituída por 70 sócio-fundadores, 54 mulheres e 16 homens, de 08 comunidades do rio Arapiuns.  A TURIARTE tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades da floresta, desenvolvendo e promovendo o artesanato produzido com matérias primas florestais, também exerce o papel de operadora/agência de viagem, executando roteiros pelos rios da região do Tapajós, entre comunidades e florestas, além de comercializar artesanato das comunidades da Reserva Extrativista Tapajós –Arapiuns.

Para mais informações
www.saudeealegria.org.br
www.icmbio.gov.br
www.turiarteamazonia.blogspot.com.br

Região (Polo): 
Cidade: 

Localização

Mais